“Quem não faz, leva”… Esta frase é conhecida desde que o futebol é jogado com uma bola redonda. O Brasil até jogou bem, não podemos negar, o goleiro do Paraguai realmente agarrou muito bem e o zagueiro tirou uma bola em cima da linha. Mas nada, absolutamente nada justifica perder 4 pênaltis…
Primeiro de tudo, eu sinceramente acho que Ramires, Elano e Fred não são jogadores de seleção. Isso sem falar dos reservas que nem entraram em campo. O que o Elano e Ramires fizeram de fora do comum para serem convocados?
Mas vamos lá, um a um:
Júlio César: Vamos dar uma colher de chá. Ele tem crédito sim, e ainda é um dos melhores goleiros do mundo.
Thiago Silva e Lúcio: Não vejo dupla de zaga, atualmente, melhor do que esta.
André Santos: Extremamente habilidoso, mas MUITO fominha. Agora entendi porque o Dunga não o levou para a Copa. Ele não sabe jogar como lateral, porque não faz o básico, que é cruzar a bola.
Maicon: Aí sim, é o único lateral de verdade. Jogou mal ontem, mas é um excelente marcador, corre muito e cruza a bola com maestria.
Lucas Leiva: Bom Meio de campo, tem muita vontade e desarma bem. Como meio defensor, faz o óbvio, que é roubar a bola e passar pra quem sabe armar a jogada.
Ramires: Eu odeio o ramires!!! Ele jogou bem um jogo só nas eliminatórias da última Copa e por causa disso ainda é chamado!!
Ganso: Extremamente habilidoso. O futebol dele errou de época só, se ele jogasse em 1960 seria uma das lendas do futebol hoje… Ele só precisa se adaptar a velocidade do futebol moderno e ter vontade de fazer gols. Afinal camisa 10 de seleção brasileira não é só passe pra lá e pra cá.
Robinho: Tá ficando velho, mas ainda sabe pedalar, pena que esqueceu como se chuta pro gol. Ele jogou bem, mas não fez nada de objetivo em jogo algum. Foi o único com coragem pra falar com a imprensa após os jogos ruins da seleção.
Neymar: Imagine você com 19 anos e esta responsabilidade toda, cobranças, e o peso nas costas de ter que ser o homem gol. Eu acho que ele é um fora de série, mas não acho que deva ser ele pra substituir o Romário e o Ronaldo como o homem gol. Ele é ponta… Na época do Santos ele cansou de driblar meio time e passar pro André fazer os gols.
Pato: Um reserva de luxo. Veja os jogos do Ronaldo e do romário no Youtube. Digo mais, veja até do Luís Fabiano
(que eu nem sou fã) o estilo de jogo é completamente diferente. Eles são a referência. Você vê a seleção jogando pro Pato??
Reservas que entraram durante a Copa América:
Daniel Alves: Jogador do Barcelona e só. Não tem perfil de Seleção brasileira, um jogador não pode entregar um gol e simplesmente falar “eu errei, acontece”. É a seleção brasileira, é muito maior do que um simples “acontece”.
Jadson: Quem? Entrou, jogo muito mal, quase foi expulso e teve a sorte de fazer um gol. Jogou tão mal que nem entrou mais, mesmo tendo feito o primeiro gol da seleção na competição.
Elano: Eu odeio jogador que joga com o semblante infeliz. E ele não é mais jogador de seleção, o que ele tem de especial?
Fred: Acho o futebol dele objetivo, mas não é constante. Tem jogo que está muito bem e tem jogos que parece que desaprendeu como fazer gols.
***
Enfim, esta seleção é boa, o problema são os egos dos jogadores… O quão ridículo é jogar mal, e sair sem falar com ninguém? Tá com vergonha de que? A seleção é o grupo e todos os torcedores. Não é um só pra sair driblando e tentar resolver tudo sozinho. Não é fazer sempre o gol mais bonito da história. Não é deixar de dar satisfação.
Eles perderam e agora, sabe o que vai acontecer? Cada um vai voltar para sua pequena mansão e viverão felizes para sempre.